Você que é mamãe de primeira viagem como eu, já percebeu que existem fases (dias) em que seu bebê fica mais choroso do que o normal, solicitando mais mamadas do que habitualmente pede, pedindo colo? Percebeu que logo após estes dias difíceis e diferentes dos de sempre, seu bebê começou a fazer coisas que não fazia? Então fique calma...Este é nitidamente um SALTO DE DESENVOLVIMENTO.
Mas afinal, o que são picos de crescimento (ou Growth Spurt) e saltos de desenvolvimento?
Vamos lá!
Se antes da explicação você quiser conferir as fases aproximadas do seu filho, baseadas na data de nascimento dele, clique aqui para obter a tabela em excel. Lembre-se que as datas sao aproximadas, pois cada bebê tem seu próprio timing...
Mas afinal, o que são picos de crescimento (ou Growth Spurt) e saltos de desenvolvimento?
Vamos lá!
Se antes da explicação você quiser conferir as fases aproximadas do seu filho, baseadas na data de nascimento dele, clique aqui para obter a tabela em excel. Lembre-se que as datas sao aproximadas, pois cada bebê tem seu próprio timing...
PICOS DE CRESCIMENTO
Nestas fases os bebês solicitam mais mamadas do que de costume. Estas necessidades geralmente duram de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. Depois destes picos, você de repente olha para o berço e tem aquela sensação: "Nossa, como cresceu", ou ainda percebe a perda das roupinhas e sapatinhos.
A demanda por mamadas é tão maior que a mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o Bebê. Lembre-se que peito murcho não é peito sem leite e que, quanto mais vc amamenta, mais leite terá. Nesta fase de alta demanda, é bom vc oferecer o peito sempre que requisitado, para que a produção atenda a necessidade maior deste período de poucos dias. Estimule ambos os lados, esvaziando um lado para que depois passe pro outro seio.
Os picos de crescimento geralmente ocorrem por volta dos:
7 - 10 dias;
2 - 3 semanas;
4 - 6 semanas;
3 meses;
4 meses;
6 meses;
9 meses (em torno)
Os picos de crescimento não param no primeiro ano. Podem ocorrer no decorrer do crescimento da criança, incluindo, por exemplo, a adolescência.
OS SALTOS DE DESENVOLVIMENTO
Os bebês se desenvolvem em ritmo irregular e cada um no seu tempo. Contudo, no período que imediatamente antecede um salto de desenvolvimento, o bebê repentinamente pode se sentir disperso à mudanças nos sistemas perceptivo e cognitivo que não foram adaptadas ainda no organismo, fazendo com que ele se sinbta "perdido". Na tentativa de readaptação, o bebê requisita muito seu porto seguro, ou seja, à mãe, o que reflete-se em períodos de maior carência afetiva, choram mais que o habitual, pedem mais colo, e com frequência afetam o sono e apetite. São aquelas fases em que você pensa: Ele estava tão bonzinho, por que agora esta dando show? rsrs
Depois de algumas semanas essa fase difícil é superada, e o bebê começa a fazer coisas que antes não fazia, demonstrando ter habilidades novas. No primeiro salto da Clara, após a 5 semana, ela começou a falar "Agu" e dar umas resmungadas. Além disso, ficou super in love com um brinquedo dela com detalhes em preto e branco e começou a levar a mão à boca. No salto posterior à oitava semana, a Clarinha começou a dar altas gargalhadas e a reconhecer e brincar com os brinquedinhos dela.
Uma Cronologia aproximada dos períodos de crise é:
- 5 semanas / 1 mês
- 8 semanas / quase 2 meses
- 12 semanas / quase 3 meses
- 19 semanas / 4 meses e meio
- 26 semanas / 6 meses
- 30 semanas / 7 meses
- 37 semanas / 8 meses e meio
- 46 semanas / quase 11 meses
- 55 semanas / quase 13 meses
- 64 semanas / quase 15 meses
- 75 semanas / 17 meses
Nesse período, é esperado que o bebê:
- Procure ficar mais perto da MÃE, ou seja sua base de tudo, pois é o que ele conhece melhor;
- Fique mais carente, precisando de colo, segurança e orientação maternal de perto;
- Coma mal e durma pior;
- Pode pedir para mamar com mais frequência;
- Comece a fazer coisas que não fazia antes da crise tal como rir, sentar, engatinhar, interagir...
- Demonstre felicidade com o final da crise e superação do desenvolvimento adquirido.
Essa fase difícil passa, e tudo volta a normalidade, na mesma naturalidade que iniciou.
Então, durante as crises, é só ter um pouco de paciência, carinho, cumplicidade... que logo logo passa...
Comentários
Postar um comentário
Dê sua opinião!!