Pular para o conteúdo principal

Para uma mulher ousada, feminina, poderosa, culta...Que não tem medo de desconstruir para construir!

O título deste post representa o estilo de um dos designers mais espetaculares dos últimos tempos! Imagino que já suspeitem quem é!
Sim, Alexander McQueen, o nada óbvio, o artista da moda, aquele que veio para mostrar que moda é uma forma de expressão, uma arte e não uma futilidade como muitos pensam e como muitos por ai agem! Não se trata do que vestir hoje e sim o que expressarei hoje, não se trata do que está na moda agora e sim do que cai bem em mim, me faz sentir poderosa, levanta minha auto-estima e me faz expressar a imagem que quero sobre mim mesma! Isso é arte! Isso é moda por si!
Resolvi expor no post de hoje um pouco da vida deste fantástico designer, sua trajetória e mostrar um caso prático do que expus acima, uma análise de um de seus desfiles, e como McQueen mostrava nas passarelas o que ele estava expressando do mundo!



Quem foi McQueen?
Alexander McQueen, o mais novo de seis irmãos de uma modesta família londrina. Desde criança, McQueen fazia os vestidos das três irmãs quando ainda era criança. Deixou os estudos aos 16 anos para poder ajudar a família e começa por trabalhar como aprendiz de alfaiate. Na Angels and Bermans, os famosos construtores de guarda-roupas para teatro e cinema especialistas em reproduções históricas, Mcqueen aprende as técnicas de modelagem e corte do século XVI. O jovem designer trabalhou ainda com Koji Tatsuno e com Romeo Gigli, este último emMilão.
Em 1991 se formou pela pela conceituada St. Martin'sCollegeofArt& Design em Londres e apenas quatro anos depois foi nomeado sucessor de John Galliano na direção artística da casa Givenchy. Entre 1996 e 2003 foi considerado por quatro vezes o melhor designer britânico de moda do ano. Em Julho de 2003 a Rainha de Inglaterra atribuiu-lhe o título de ‘A most Excellent Commander of the British Empire’ (CBE). Em Fevereiro de 2004, após a saída de Tom Ford da Yves Saint Laurent, foi-lhe oferecido o lugar de director criativo, proposta que recusou por querer concentrar-se na sua própria marca.
Em 2010, McQueen despede-se deste mundo e deixa sua marca no mundo na moda. Depois da sua morte, a marca está sendo representada pela estilista Sarah Burton.
Vestuário como ferramenta de expressão
McQueen empregava temas não-usuais, que subvertiam regras e questionavam a realidade, apesar de serem apresentados de forma fantasiosa, levantando temas atuais.







Estética, beleza = Manifesto da realidade
Questiona a própria beleza em busca de uma beleza ideológica do bizarro para revolucionar a ordem da elegância típica da alta-costura e da grande indústria das confecções.
 (Cordeiro, 2010)
Análise de um de seus desfiles: "The Horn of Plenty"
Na mitologia greco-romana, “The Horn of Plenty”=simbologia relacionada à fertilidade, à riqueza e à abundância.
Sucata na passarela = crítica ao consumismo no auge de uma crise econômica mundial, em que algumas das tradicionais grifes de moda decretaram a sua falência, como a de Lacroix em 2009.
“The Horn of Plenty” é a crítica que McQueen fez à abundância de produtos industrializados, ao consumismo, ao descarte destes produtos após a utilização e as questões relacionadas à ecologia.
Além da cenografia, a iluminação, a trilha sonora, o ritmo dos passos das modelos na passarela, a sequência de entrada dos looks no desfile assumiam, neste caso, um papel essencial que permite a criação de uma ambiência que fortalece a mensagem, que o designer procurava transmitir.
Os editoriais de moda veiculados sobre a Semana de Moda em Paris em março de 2009, comentaram que McQueen apresentou a imagem sensual das femmes fatales dos filmes noir usando vestidos “retrôs” em preto e vermelho.
“Em meio aos destroços de objetos sucateados, as modelos desfilavam com roupas que pareciam satirizar a moda do século XX, parodiando a abundância de tecidos do New Look de Christian Dior e os ternos de tweed de Chanel intercalados com arlequins da Commedia del Arte, mescladas com criações anteriores de sua própria autoria. O desfile apresentou uma produção teatral espetacular que sugeria uma crítica ao papel na moda na sociedade em um momento de crise econômica mundial, a pior da história após 1929”


Outras coleções:













 











Comentários

  1. Curti as citações dele, são bem originais! Ainda não o conhecia! *-*

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  2. CIAO CARA...Buona Sera !
    Ho appena scoperto il tuo blog...Ti andrebbe di scambiarci follower ?
    TI ASPETTO <3
    BACIII

    MY BLOG > http://mcaruso930.blogspot.it/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dê sua opinião!!

Postagens mais visitadas deste blog

Revolução do Emagrecimento com Q48h

Você já imaginou em ir à praia sem medo ou vergonha do que vão falar da sua aparência? Esta situação parece impossível? E se eu te disser que com 5 minutos por dia você vai poder ir à praia totalmente confiante ? Sim, o Vinicius Possebon já nos provou que isso é possível ! O que está acontecendo é uma verdadeira Revolução do Emagrecimento. Em meio a uma vida corrida que nos mamães sabemos o quanto é difícil, muitas vezes divididas entre filhos, trabalho doméstico, trabalho fora, marido (sem contar com o estresse e as horas que perdemos no trânsito) realmente tirar pelo menos 1 hora para fazer alguma atividade física é algo quase impossível.  Alguns falam que não conseguem nem mesmo 30 minutos do dia para fazer uma caminhada leve. E a tortura de contar porções de comida então? Ai gente ninguém merece! Ainda mais a gente, que vive fazendo comidinhas para os pequenos! E a cada dia que você passa preso nesse ciclo, é mais um dia que você se olha no...

Aruba: Passeios a tarde (downtown)

Um pouquinho do que é a região central de Aruba: Downtown... Combinação de muitas opções de lojas, precos similares aos dos EUA, mas sem aquele imposto chato no final!!! Imaginem: Fiquei doida ou nao?

Oscar de La Renta: Coleção Resort 2013

O estilista Oscar de la Renta teve uma ideia muito legal e atual para criar a sua coleção com o tema Resort 2013.  Em busca de inspirações, criou um site que nada mais  é  do que um grande mural de idéias, onde seus fãs colocaram fotos, imagens, croquis que pudessem inspirar o Designer na sua nova coleção.   O site, chamado THE BOARD (www.theboard.oscardelarenta.co m )  ficou lindo e realmente virou um grande quadro de inspirações, fotos maravilhosas. Eu mesma postei inúmeras fotos e desenhos... Uma das fotos que enviei ao THE BOARD foi tirada pelo meu marido, em sua chácara em Piracicaba, interior do Estado de Sao Paulo. Foto tirada por Rodrigo Popin, meu marido e publicada no THE BOARD em abril de 2012 O resultado, a tão esperada coleção Resort 2013 não poderia deixar de ser linda! Mas, o que mais me animou foi que eu consegui perceber que ele se inspirou um pouq...