Pular para o conteúdo principal

Recapitulando a Dieta Dukan

Hoje, 8 meses apos o nascimento da minha bebe, estou retomando a dieta Dukan. Ela ja nao mama mais no peito, entao agora posso focar novamente na dieta!

Para quem nao acompanhou, vou neste post recapitular minha historia com a Dieta Dukan.

A motivação para a Dieta


Em Fevereiro de 2013, em pleno verão, comecei a me incomodar com os quilinhos a mais…. Nunca entrei para a linha da obesidade, nem passei dos índices normais do IMC, mas não ha, para uma mulher, índice pior que os furinhos a mais nas coxas, os pneuzinhos pulando e o papo aparecendo nos clicks de foto, não e mesmo?

Sempre comi o que quis, e a balança nunca me incomodou:  Fui uma criança muito saudável e, ao mesmo tempo, bem magra. Tive os mesmos 50kg dos 15 aos 25 anos, quando fui morar fora do país e engordei 10 kg...

Desde então nunca mais saí deste peso e, nas festas de natal e réveillon 2012-2013, ganhei 4 kg, atingindo um peso que jamais imaginei um dia tingir na vida (pode ser o efeito dos 30 anos, mas não quero dar desculpas para isso). O fato ‘e que meu peso passou a evoluir gradativamente e tive muito medo que isso virasse uma “bola de neve”, não parando mais...

Por isso tomei uma atitude: Seguir a dieta de Dukan.
Você deve estar se perguntando: “Por que raios ela escolheu a Dukan?” Escolhi esta dieta pelo meu perfil:

  • ·    Resultados rápidos: sou uma pessoa altamente orientada a resultados e, quando nao os vejo de forma rápida, desmotivo e abandono a dieta. A Dukan, por prometer resultados rápidos
  • ·    Futuro cardápio liberado: Quem acompanha o blog, sabe que minhas paixões são moda, design e culinária, então não quero deixar de comer. Passar uma vida comendo “alpiste” definitivamente não faz o meu perfil. A Dukan promete um futuro de cardápio liberado.



Comecando a dieta



Na fase ataque, perdi 1,6kg em 3 dias (Fevereiro/2013).

Nesta fase 1, me alimentei da seguinte maneira: comia um omelete com 2 claras e uma gema de café da manhã, lanchinho da manhã era iogurte Corpus Light (0% gordura), almoçava somente proteínas (carnes, frango e peixes), comia 2 fatias de peito de peru light a tarde e jantava uma carne grelhada. Não senti nem um pingo de fome nestes dias, até tinha que me esforçar para conseguir jantar (teve dia que comi 2 fatias de peito de peru no jantar, pois não conseguia comer). A proteína sacia demais...

Único detalhe (e essencial) que me esqueci nestes 3 primeiros dias foram de adicionar aveia à minha dieta (NUNCA COMETAM ESTE MESMO ERRO)...Esqueci completamente...só me lembrei deste detalhe quando tive uma bela prisão de ventre (e olha que meu intestino sempre foi um reloginho) e aí comecei a inserí-la na dieta (o que resolveu meu problema).

Para quem não sabe, uma dieta ausente em carboidratos tende a prender o ventre. Por isso, a essência desta dieta é comer aveia todos os dias!

No terceiro dia, por só ingerir proteínas, fiquei com fraqueza e um pouco de tontura... Este foi o único inconveniente que senti na dieta. A sorte é que eu já estava no último dia da fase 1, e ao entrar na fase 2 (sábado), foi um verdadeiro alívio: comi bastante salada e a tontura passou.

Nestes dias eu caminhei diariamente (pouco, mas caminhava), fiz pilates (3x por semana) e aos finais de semana optei por sair em churrascarias (comendo apenas carnes magras). Ao invés do tradicional sorvetinho no domingo, tomava frozen de iogurte 0% gordura (trocando pela minha quantidade de iogurte corpus diária) e aproveitei e usei 1 colher de aveia como cobertura! Consultei também, diariamente, o app do celular "Calorie Counter" da FatSecret, garantindo que eu não estava consumindo mais de 20g de carboidrato por dia e que seguiria o ~1200 /1300 calorias ( a média foi 1100 cal/dia)...

Em relação aos líquidos, tomei nestes 5 dias muito chá verde da Herbalife (que ajuda a queimar gorduras), muita água e café preto SEM AÇUCAR. No segundo dia tomei água de coco, mas depois descobri que não pode, por ter açúcar!


No meu quinto dia de dieta, além de estar super bem (intestino funcionando bem e sem tonturas), perdi peso na fase 1, o que já deu motivação suficiente para navegar pela fase Cruzeiro! Um verdadeira vitória para quem, como eu, nunca perdeu peso por nada neste mundo!

Comecei a inserir o farelo de aveia quando entrei na fase 2 (cruzeiro), em que em dias alternados além de carne e laticínios comia legumes e verduras, e a prisão de ventre passou, junto com o cansaço. Fiquei bem disposta e sem fome nenhuma (comendo os alimentos permitidos de 3 em 3 horas). Nesta fase 2, basicamente minha alimentação foi:


·         Café da manhã: Omelete com 1 gema e 2 claras ou uma panqueca Dukan (receita aqui) com peito de peru

·         Lanche da Manhã: Um Actimel ou 1 Iogurte (Corpus light/ Grego Light/ Densia) ou rolinhos de peito de peru recheados com cottage light

·         Almoço: Carnes, Frango, Peixes a vontade alternando com salada e legumes dia sim, dia não ou Shake Herbalife (tomado no Espaço Herbalife). Tomar o Shake nesta dieta me ajudava a controlar a vontade de doces.

·         Lanche da Tarde: Cenourinhas Turma da Mônica com Queijo Cottage Light ou 1 Polenghinho light ou 1 Iogurte (Corpus light/ Grego Light/ Densia)

·         Jantar: Carnes, Frango, Peixes a vontade alternando com salada e legumes dia sim, dia não ou Shake Herbalife (tomado no Espaço Herbalife). Tomar o Shake nesta dieta me ajudava a controlar a vontade de doces.


Além disso:


Sempre adicionei as colheres de farelo de aveia junto ao iogurte. Fica bem gostoso.

Temperei a salada com pouco azeite.

Comi carnes com mostarda...muito bom!

Quando não resisti a tentação do Pão, fiz Pão Dukan (receita aqui), só com ingredientes permitidos na Fase 2

Quando não resisti à Chocolate, fiz Bolo Dukan (receita aqui), só com ingredientes permitidos na Fase 2

Quando não resistia à massa, fiz panqueca Dukan, com recheio de carne moída e molho ao Sugo com Manjericão (Receita Aqui)

Ao invés de ir na sorveteria, tomava Frozen de Iogurt Light (sem açúcar e sem gordura), SEM TOPPINGS

Saí normalmente com amigos e família. Sugeria churrascarias, mas quando não rolava, eu ia em restaurantes normais e sempre pedia ao garçom para fazer substituições (veja aqui) em meus pratos (de forma a respeitar a dieta). Em restaurante japonês, cmi muiiito sashimi (yummy)!



Única coisa que não consegui foi substituir o VINHO que tanto amo. Não tomei! O mais próximo que consegui foi o Chá Branco da marca RIO com aroma de uvas verdes.

AH: E não comi ovos de páscoa!!! Resisti firmemente, pois esta dieta é rápida e faltam apenas 2,5kg para eu chegar á FASE 3 (Consolidação), onde poderei ter 2 refeições de GALA na semana! Portanto, FOCO NA DUKAN!
Mas valeu a pena!


Fim da fase Cruzeiro (Abril/2013)

Depois de 10 anos sem sair da faixa dos 60 kg, perdi 10 kg em 2 meses (de 65kg no início da dieta para 55kg hoje), além de um novo corpo, um manequim 36, 10 cm de quadril a menos e tudo com muita saúde!


Como atingi meu objetivo, saí da FASE 2 (Cruzeiro) da dieta Dukan - que é a fase de perda de peso – para entrar na FASE 3,  chamada de Consolidação.

(Se quiserem ver um pouco do meu "ANTES e DEPOIS", acessem este link )



Ao entrar na fase 3 (consolidação) da dieta dukan, veio uma noticia maravilhosa: Engravidei! E com esta noticia, a duvida: “Será que a dieta acelera tanto o metabolismo a ponto de aumentar a fertilidade?”

Conheço médicos que acreditam que sim é este ano um estudo foi feito e comprovou que a redução de carboidratos e aumento de proteínas na alimentação aumentam sim a fertilidade. 

Recapitulando: Tudo começou quando entrei em Dieta Dukan e a segui rigorosamente. Meu propósito era única e exclusivamente perder peso, não tinha intenção de engravidar. Contudo, após emagrecer um pouco eu e meu marido conversamos e achamos melhor começar a tentar, imaginando que eu engravidaria em mais ou menos 1 ano, pois após muitos anos tomando remédio e com 30 anos nas costas, imaginei que a fertilidade não deveria estar tão em alta. Por surpresa nossa, e susto também, engravidei de primeira após perder alguns kilos com a Dieta Dukan.

Comentei isso com um médico que esta a muitos anos na família e ele me disse que ao longo dos 50 anos de carreira dele, quando uma mulher entrava em seu consultório se queixando de dificuldades para engravidar, ele a encaminhava para uma nutricionista para balancear a sua alimentação ou para que a pessoa perdesse peso. Segundo este médico, sempre que as pacientes retornavam ao seu consultório, estavam mais magras e, PASMEM, grávidas como desejavam! 

Além disso, existe um grupo fechado no Facebook chamado Dieta Dukan, com mais de 3000 inscritas. Neste grupo, é enorme o número de mulheres que estão engravidando após fazerem esta dieta específica. 

Diante dos relatos do meu médico e dos depoimentos do enorme número de grávidas no grupo da dieta Dukan no facebook, resolvi pesquisar sobre o tema e verifiquei que já existem estudos comprovando que a redução de carboidratos e aumento de proteínas na dieta aumentam a fertilidade.  Neste estudo, quando a ingestão de proteína era superior a 25% da dieta e a de hidratos de carbono inferior a 40%, a taxa de gravidez clínica subia para 80%. Agora, alguns médicos aconselham todas pacientes de fertilização in vitro a reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas.

Olha que legal esta notícia para quem quer engravidar? Além de ficar linda, magra, você ainda consegue a tão sonhada gravidez... Já Para quem não quer engravidar e é adepta a dieta dukan, proteja-se, rsrs!

OBS: Na gravidez, parei imediatamente com a dieta, já que o bebe precisa de uma alimentação balanceada. Dizem que grávidas podem seguir a fase 3 da dieta, mas prefiro retornar á dieta depois de ter meu bebe e de amamenta-la.

Hoje, em Agosto de 2014, minha filha ja esta com 8 meses e parou de mamar, voltei a estaca 0, estou na fase ataque da dieta! Hoje estou com o mesmo peso que tinha antes da dieta (65kg), porem acabei de ter bebe. Pretendo perder os mesmos 10 kg. Quem me acompanha?



Minhas TOP receitas:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração para as noivas!

Maio é mês das noivas…E o blog não podia deixar o mês, que já está no finalzinho, passar sem nenhum post sobre este momento tão especial da vida da gente! Casar é muito bom. Momento único! É lindo e mágico, tão maravilhoso que com palavras é muito difícil de descrever! Neste post colocarei meu vestido de noiva e de grandes amigas, que arrasaram na produção.Alguns modelos são recentes (2011 e 2012) outros são de mais de 10 anos atrás, mas que continuam em alta! Para inspirar ainda mais, tivemos uma aula de História da Arte em que minha lindíssima professora Marina Inoé explanou sobre a evolução dos vestidos, sua história, aqueles marcaram época dentre os mais famosos do mundo e os maravilhosos croquis que os mais renomados designers apresentaram à Kate Middleton, para que no final ela escolhesse pelo Magnífico e lógico Inglês Alexander McQueen. Espero que gostem! Um beijo! Má Meu casamento Casar é um momento único! Pura emoção! Em meu casamento, quis a

DIY: Cole lindas pastilhas de vidro facilmente sobre seus azulejos, sem quebradeira e sujeira!

Como mencionei aqui no blog, acabaram de entregar as chaves do meu novo apto, o que significa que estou muito envolvida com decoração e design de interiores! Estamos fazendo varias modificações no apto, de forma a mudarmos com ele do jeitinho que eu e meu marido queremos! As incorporadoras costumam a entregar os apartamentos com as áreas molhadas (cozinha, banheiros e varanda) já com pisos e azulejos. Como já estamos fazendo muitas modificações no apto e queremos nos mudar logo, resolvi evitar mais um item de reforma e quebradeiras, apesar de querer muito dar um toque especial e de cor a estas áreas! Pensei em azulejos adesivos, pastilhas adesivas, mas na verdade o que eu queria mesmo era o brilho sem igual que as pastilhas de vidro proporcionam!! Quando fui ver as pastilhas adesivas para comprar (estava decidida a não quebrar mais uma área da minha casa), me apresentaram o Afix, um adesivo de altíssima resistência que permite que você mesma cole as pastilhas de vidro sobre o

Revolução do Emagrecimento com Q48h

Você já imaginou em ir à praia sem medo ou vergonha do que vão falar da sua aparência? Esta situação parece impossível? E se eu te disser que com 5 minutos por dia você vai poder ir à praia totalmente confiante ? Sim, o Vinicius Possebon já nos provou que isso é possível ! O que está acontecendo é uma verdadeira Revolução do Emagrecimento. Em meio a uma vida corrida que nos mamães sabemos o quanto é difícil, muitas vezes divididas entre filhos, trabalho doméstico, trabalho fora, marido (sem contar com o estresse e as horas que perdemos no trânsito) realmente tirar pelo menos 1 hora para fazer alguma atividade física é algo quase impossível.  Alguns falam que não conseguem nem mesmo 30 minutos do dia para fazer uma caminhada leve. E a tortura de contar porções de comida então? Ai gente ninguém merece! Ainda mais a gente, que vive fazendo comidinhas para os pequenos! E a cada dia que você passa preso nesse ciclo, é mais um dia que você se olha no esp