Pular para o conteúdo principal

DIY: Cole lindas pastilhas de vidro facilmente sobre seus azulejos, sem quebradeira e sujeira!

Como mencionei aqui no blog, acabaram de entregar as chaves do meu novo apto, o que significa que estou muito envolvida com decoração e design de interiores! Estamos fazendo varias modificações no apto, de forma a mudarmos com ele do jeitinho que eu e meu marido queremos!

As incorporadoras costumam a entregar os apartamentos com as áreas molhadas (cozinha, banheiros e varanda) já com pisos e azulejos. Como já estamos fazendo muitas modificações no apto e queremos nos mudar logo, resolvi evitar mais um item de reforma e quebradeiras, apesar de querer muito dar um toque especial e de cor a estas áreas! Pensei em azulejos adesivos, pastilhas adesivas, mas na verdade o que eu queria mesmo era o brilho sem igual que as pastilhas de vidro proporcionam!!

Quando fui ver as pastilhas adesivas para comprar (estava decidida a não quebrar mais uma área da minha casa), me apresentaram o Afix, um adesivo de altíssima resistência que permite que você mesma cole as pastilhas de vidro sobre o azulejo ou parede existente, evitando exatamente aquilo que eu queria distancia: a quebradeira e mais reforma!!

Veja o vídeo no YouTube como ele funciona:

Comprei o Afix (paguei R$ 98,00 e rende 4m2) e pensei: será que vou dar conta de fazer isso sem a ajuda de um profissional (sou economista e meu marido piloto de avião, ou seja, não tentendemos NADA de obras)? 

Resolvemos arriscar, já que a atendente da loja das pastilhas nos disse que era extremamente simples o processo, como no vídeo!
Fiz neste feriado de 9 de Julho, com a ajuda do meu marido (já que estou gravida e preciso evitar inalar alguns odores) e terminamos em 1 tarde. Instalamos pastilhas em uma parede do banheiro e acima da área onde ficara o fogão, na cozinha!
Para fazer isso, você precisará de:
* pastilhas de vidro (certifique-se com o lojista que ela pode ser fixada com Afix antes de comprar)
* Afix
* rejunte
* separador de pastilhas
* aplicador de rejunte macio, de borracha ou espuma. Se não encontrar, aplique com um chinelo tipo havaianas velho.
* tesoura
* estilete
* fita adesiva 
* jornal
* esponja e panos limpos

O passo a passo é exatamente como no vídeo que postei acima! 

Como fizemos




1 – Compramos pastilhas de vidro da Glass Mosaic, numa mistura de tons transparente com metalizados (a foto não reflete muito bem a cor real que escolhi). As pastilhas vem em “placas” de 30cmx30cm,  unidas por um tipo de “rede”, que pode ser facilmente recortado por tesoura ou estilete para encaixar nas medidas que você precisa. Comprei pastilhas de ~1,8cm cada (as menores), por achar que dão um brilho maior e pela maior facilidade em encaixar nas medidas dos meus ambientes. Comprei minhas pastilhas na Stillo’s Reveste.



 








2 – Medimos  bem as áreas em que iriamos aplicar as pastilhas e planejei como ficaria a região, recortando-as as placas nas áreas de janelas/tomadas (use tesoura ou estilete) e colando-as de forma provisória com o auxílio de uma fita dupla face.




3 – Retiramos as pastilhas do azulejo, descartei as fitas dupla fave e deixei as placas recortadas nas medidas exatas e na ordem em que seriam aplicadas, organizando o local

4 – Limpamos bem os azulejos

5 – Protegemos as áreas que não queria que fosse o produto, com auxílio de fita adesiva comum, papelão e jornal. Caso o produto espirre em outras áreas indesejadas, basta limpar com pano limpo e agua enquanto o produto ainda não secou.









6 – Abrimos o Afix
7 – Agitamos bem






8 – Descartamos o primeiro “jato” do produto


9 – Aplicamos uma camada de Afix sobre os azulejos existentes e bem limpos. Esperamos o produto secar, cerca de 30 min (teste se está bom: produto não pode sair na mão quando tocado)



10 – Aplicamos as placas de pastilhas já recortadas e planejadas sob o azulejo com Afix. Você pode colar delicadamente as placas sobre o Afix e, caso tenha feito errado, basta retirá-las enquanto o produto não fixou. Após ter certeza que está corretamente posicionado, pressione a placa sobre o Afix (e aí ela não sai mais, rsrs)


Meu marido lindo aplicando as pastilhas!rsrsrs



Pastilhas aplicadas sobre o Afix! Agora vamos para o rejunte!


11 – Preparamos o rejunte.


Esse é o aplicador macio que me referi acima!



12 – Aplicamos o rejunte, certificando que todos os espacinhos entre as pastilhas foram bem preenchidos



13 – Limpamos o rejunte sobre as pastilhas, usando buchinha úmida e panos limpos secos e PRONTO!!!!



Resultado que desejávamos feito por nós mesmos em apenas 1 tarde, sem quebradeira e sujeira excessiva! Vale a pena!



Foto de como ficou na cozinha:








Comentários

  1. Ótima dica!! Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo17/11/13

    Gostei da dica é muito fácil de fazer , vou fazer também no meu banheiro

    ResponderExcluir
  3. Anônimo31/12/13

    Olá! Adorei!!! Mas onde vc comprou o afix??

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente, EXCELENTE!
    Obrigado por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito do artigo, quero fazer também no ap que acabei de comprar... Qual a referencia e o modelo dessa pastilhas com tons de azul? Vocês compraram pela internet ou foi na loja física da Stillo’s Reveste?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23/3/14

    Tem uma site que vende umas pastilhas adesivas, o bom que não precisa aplicar cola e nem rejunte, o site é www.pastilharesinada.com.br, são pastilhas adesivas com resina, depois de aplicado fica muito semelhante, comprei e coloquei no banheiro e ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo26/3/14

    Adorei sua criatividade , ficou lindo, será que AFIX cola as pastilhas em superficie de plastico?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Dê sua opinião!!

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração para as noivas!

Maio é mês das noivas…E o blog não podia deixar o mês, que já está no finalzinho, passar sem nenhum post sobre este momento tão especial da vida da gente! Casar é muito bom. Momento único! É lindo e mágico, tão maravilhoso que com palavras é muito difícil de descrever! Neste post colocarei meu vestido de noiva e de grandes amigas, que arrasaram na produção.Alguns modelos são recentes (2011 e 2012) outros são de mais de 10 anos atrás, mas que continuam em alta! Para inspirar ainda mais, tivemos uma aula de História da Arte em que minha lindíssima professora Marina Inoé explanou sobre a evolução dos vestidos, sua história, aqueles marcaram época dentre os mais famosos do mundo e os maravilhosos croquis que os mais renomados designers apresentaram à Kate Middleton, para que no final ela escolhesse pelo Magnífico e lógico Inglês Alexander McQueen. Espero que gostem! Um beijo! Má Meu casamento Casar é um momento único! Pura emoção! Em meu casamento, quis a

Aruba: Passeios a tarde (downtown)

Um pouquinho do que é a região central de Aruba: Downtown... Combinação de muitas opções de lojas, precos similares aos dos EUA, mas sem aquele imposto chato no final!!! Imaginem: Fiquei doida ou nao?